Todas as mensagens
Link Evento tiras premios desenho quadrinhos


Blog dos Quadrinhos
Omelete
Universo HQ
Gibizada


MANUAL DO MINOTAURO
Laerte
KAKOFONIA
GRAMPÁ
Rafa Coutinho
Gustavo Duarte
Rafael Albuquerque
Edu Medeiros
Braga
Danilo Beyruth
Níquel Náusea
Guilherme.TV
Samuel Casal
Kitagawa
Rodrigo Rosa
Fabio Cobiaco
Allan Sieber
Vida Besta
Candyland Comics
Quanta Academia de Artes

Histórico

Curso Imperdível

Eu realmente acho que fazer Quadrinhos é algo que se aprende fazendo, é algo que não se aprende na escola, mas na lição de casa. Ainda assim, não machuca ninguém fazer cursos pra aprender uns truques, técnicas, noções básicas, coisas que você levaria muito mais tempo pra aprender sozinho, mas se você não praticar em casa, o tempo todo, não vai servir pra nada. Entretanto, de tempos em tempos aparece um curso que realmente vale a pena aproveitar. Esse curso é o Quanta Convida.

O Quanta Convida é um curso formado por uma série de palestras, worshops e bate-papos com diferentes profissionais da área pra abrir a visão e mostrar várias possibilidades de atuação dentro do mercado de Quadrinhos brasileiro e no exterior. Muito mais do que um curso de desenho, é a oportunidade de aprender com a experiência destes profissionais, ter mais informação que ajudem a direcionar seu trabalho e sua carreira, esclarecer dúvidas práticas sobre a profissão e muito mais. Queria eu ter tido a chance de participar de um curso assim.

O curso acontece às segundas e sextas à noite, das 19 às 22hs, incialmente do dia 1º até o dia 29 de outubro. Nestas duas aulas por semana, os alunos (com idade a partir de 15 anos) terão aula com todos os profissionais e ganharão um certificado no final do curso.

Aqui vai a lista dos profissionais e os dias que eles darão o curso. Depois de ler isso, corra pra garantir a sua vaga pois elas são limitadas.

IVAN REIS - 1 de outubro (segunda-feira): desenhista brasileiro com contrato exclusivo da DC COMICS e artista de títulos como SUPERMAN, DEFENSORES, LADY DEATH, LANTERNA VERDE, TEEN TITANS, CAPITÃO MARVEL entre outros.
TEMAS - Como é trabalhar com o estilo de narrativa dos comics de super-heróis americanos. Quais as características básicas deste estilo narrativo. O que a editora, o editor e o público esperam do artista que trabalha para este gênero específico. Quais os passos que o artista deve dar em direção a atender a estas demandas. Como é o mercado.

ALEXANDRE MONTANDON - 5 de outubro (sexta-feira): diretor da QUALIDADE EM QUADRINHOS, que produz histórias em quadrinhos institucionais (entre outras mídias) para empresas como: INMETRO, PETROBRAS, METRÔ SP, KRAFT, SIEMENS, AVON, VOTORANTIM, PHILIPS, SEBRAE e TAM, entre outras.
TEMAS - Como se pensa as histórias em quadrinhos em termos de ferramenta narrativa destinada a atender aos interesses específicos de uma empresa. Como adequar estilos de narrativa e traço a uma função tão especifica. Como é o mercado de trabalho neste segmento.



FABIANA APOCALYPSE e MARCO ANTONIO BARON - 15 de outubro (segunda-feira): ROTEIRISTAS brasileiros que publicam no Reino Unido a série SOLLITARIA, quadrinhos com roteiros autorais, pela editora PRAXIS.
TEMAS - Fazer roteiros autorais para o exterior sempre foi considerado um projeto praticamente impossível para todos os que pretender publicar no exterior. Fabiana Apocalypse e Marco Antonio Baron realizaram este feito! Quais os passos dados, as negociações, as dificuldades... a experiência de publicar roteiros autorais fora do Brasil.

EUCLIDES MIYAURA - 19 de outubro (sexta-feira): desenhista de revistas infantis como PATO DONALD, MICKEY, ZÉ CARIOCA, FRAJOLA e PIU-PIU, LULU e BOLINHA, OS TRAPALHÕES, A PANTERA COR-DE-ROSA. Vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo (categoria de melhor desenho nacional - 1989). Atualmente produz quadrinhos para a DISNEY DINAMARCA e HOLANDA .
TEMAS - Como se pensa a narrativa de quadrinhos para o publico infantil. Quais as particularidades e exigências deste segmento em termos das expectativas da editora, do editor e do público. Quais os passos que o artista deve dar a fim de aprimorar suas técnicas de desenho e narrativa especificamente para o mercado de quadrinhos infantis. Como é o mercado de trabalho.

Revista Independente O CONTÍNUO - RAFAEL MATHÉ, OLAVO COSTA, PEDRO FELÍCIO e ALCIMAR FRAZÃO, CARLOS T. LEMOS, DALTON CORREA SOARES - 22 de outubro (segundo-feira): os integrantes da revista independente O CONTÍNUO têm se firmado no mercado como representantes do que há de melhor na nova geração de quadrinhistas brasileiros. Publicado desde 2005, O Contínuo se supera em qualidade e compreensão na mídia quadrinhos.
TEMAS - Como se pensa o público de uma revista independente. Como se pensa a linha editorial e a linha narrativa. Quais as possibilidades e quais os passos para se crescer na cena independente. Como estruturar uma revista independente. Existe liberdade criativa total em uma revista independente. Quais as portas que se abrem a partir desta publicação.



GABRIEL BÁ e FÁBIO MOON - 26 de outubro (sexta-feira): quadrinhistas brasileiros de maior destaque atualmente no Brasil e nos EUA. Produzem quadrinhos autorais independentes (10 PÃEZINHOS - O Girasol e a Lua, Meu Coração Não Sei Porque, etc - MESA PARA DOIS, entre muitos outros), quadrinhos encomendados para o mercado norte-americano (CASANOVA - Image Comics, THE UMBRELLA ACADEMY - Dark Horse Comics, entre outros), e quadrinhizações de clássicos da literatura como O ALIENISTA.
TEMAS - Quais as diferenças em termos de narrativa que existem entre o quadrinho autoral e o encomendado. Como eles pensam narrativa. Quais suas impressões sobre os dois mercados. Como foi a estruturação e o direcionamento de suas carreiras.

MARCELA GODOY - 29 de outubro (segunda-feira): autora do livro O PRIMEIRO RELATO DA QUEDA DE UM DEMONIO (Devir Editora) e das histórias em quadrinhos independentes SETE SEGUNDOS DE ETERNIDADE e SCHEM HÁ MEPHORASH - UMA NOITE EM STARONOVA. Marcela também participou dos álbuns # 2 e # 3 do personagem QUEBRA-QUEIXO, é tradutora dos álbuns da série SIN CITY - A CIDADE PECADO, A DAMA FATAL, A GRANDE MATANÇA, O ASSASSINO AMARELO (Devir Editora) e álbuns da editora PIXEL MÍDIA . Além disso, Marcela tem como atividade principal a administração de direitos autorais de execução pública musical. É Diretora de Distribuição da ASSIM - Associação de Intérpretes e Músicos, entidade fundada em 1978 por Elis Regina e que administra o repertório musical de três mil autores.
TEMA - Qual os procedimentos para registro de personagem e marca. Como proteger sua obra autoral. Como funcionam estas leis de proteção autoral. Quais as estratégias usadas por autoras, editores e editoras no novo filão para produção de quadrinhos que surge com força hoje no Brasil: as leis de incentivo.



Eles têm poucas vagas preenchidas, há uma certa incerteza quanto a estas datas, pois eles dependem de turmas para que o curso relamente aconteça, mas eu não perderia esta oportunidade por nada. Ligue para (11) 3214-0553 ou mande um email para quantaonline@terra.com.br e garanta a sua vaga. A Quanta fica na rua Minas Gerais, 27, Higienópolis, perto do metrô Consolação.



Categoria: quadrinhos
Escrito por Gabriel Bá às 10h51
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


A MINHA capa do Guarda-Chuva

Há umas 3 semanas atrás, o editor Scott Allie me escreveu pedindo que eu pensasse em uma imagem para uma possível capa alternativa para o primeiro número do Umbrella Academy, pois ele acreditava que a primeira tiragem se esgotaria muito rapidamente. Mesmo fazendo algumas das nossas capas dos 10 Pãezinhos e fazendo as capas "TSAIN" do Casanova, fiquei meio assim de fazer essa capa, pois seria muita responsabilidade.

Um dos trunfos desta série são exatamente as capas do James Jean e com razão, porque o cara é foda. Ter uma capa minha é mais do que um desenho com o título na frente. Eu tinha que fazer bonito e levar tão a sério quanto estou levando na arte de dentro da revista.

Pois é, o gibi estreiou a semana passada, vendeu mais de 66 mil cópias e a segunda impressão está indo pra gráfica, com a capa abaixo.



Categoria: quadrinhos
Escrito por Gabriel Bá às 16h06
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Em Campinas dia 25.


Amanhã, estaremos em Campinas para a oficina de Quadrinhos que daremos como parte do Ilustra Brasil. A oficina acontece das 10h ao meio-dia, no Senac Campinas (Rua Sacramento, 490), e você precisa ligar lá pra se inscrever. Informações e inscrições: (19) 2117-0600. É gratuita.

Na correria, fica tudo em cima da hora. Já temos vários inscritos e já sabemos mais ou menos como chegar no Senac de Campinas. Para os que estiverem lá, até amanhã. Levaremos revistas 5 e Um Dia, Uma Noite para os interessados.



Escrito por Fabio Moon às 16h36
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


O FIHQ é MASSA!

Nossa experiência em Recife não podia ter sido melhor. A cidade é linda, o evento está ótimo e as pessoas são realmente únicas. É muito bom ver um evento feito com carinho e com ótimo apoio dos órgãos oficiais, leis de incentivo, com uma infra-extrutura muito bacana, além de super cobertura por parte da mídia local.





O Festival acontece na Torre Malakoff, no Recife antigo. Aliás, acho que sou mesmo um saudosista e que estou ficando velho, pois todos os aspectos antigos de Recife me encantaram muito. A ponte mais antiga do Brasil, o jornal mais antigo da língua portuguesa, a primeira faculdade de direito, um monte de coisas que nos fazem lembrar que o Brasil tem 500 anos de História.



A nossa participação no evento foi muito especial. Fomos convidados pra fazer parte do júri do evento, algo que nos apavorou muito. Aprendemos muito com os outros convidados, provenientes das outras categorias (cartum, caricatura, desenho editorial e charge), já experientes nos salões mundo afora. Foi ótimo redescobrir o poder do cartum e da charge e ver quanta gente boa existe fazendo isso por aí.



As exposições ficaram muito bonitas, mostrando todo potencial de cada um dos convidados. Se você ainda não passou por lá, a exposição ainda fica aberta até o dia 7 de Outubro, de terça a domingo, sempre às tardes.





Nossa palestra foi muito bacana também, principalmente pela participação dos Bolivianos Alejandro e Avril, do coletivo Viñetas con Altura (na verdadem Avril é Peruana, mas vive na Bolívia), pois descobrimos que muito do que nos motiva e almejamos nos Quadrinhos "és lo mismo" que eles. É muito bom ver gente levando Quadrinhos a sério em um lugar tão próximo, mas tão desconhecido quanto a Bolívia.



Ficamos dois dias a mais que os outros convidados devido ao nosso workshop. Graças a isso, pudemos conhecer mais lugares e mais pessoas e ver trabalhos incríveis dos participanets do workshop.
Não posso deixar de mencionar que vendemos muitas revistas, compramos algumas e fizemos muito escambo. Difundimos um pouco mais de pãezinhos por esse Brasilzão e agora é hora de colocar um pouco do que aprendemos nas nossas próximas histórias.




Escrito por Gabriel Bá às 13h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Hoje em Recife

O FIHQ está uma maravilha. A abertura ontem foi ótima, foi muito emocionante e continuamos a todo vapor. Ficamos muito felizes de premiar o grande Rodrigo Rosa por sua história soberba e nos encantou muito o grupo de cartunistas que veio de João Pessoa só para conseguir nossas revistas.
Hoje daremos uma palestra na escola Oi Kabum 'as 19h, juntamente com Alejandro e Avril, os bolivianos que particiapm do evento.
Depois, 'as 21, teremos uma grande venda das revistas que trouxemos e uma festa na livraria dp Papel Finíssimo, na rua do sossego. É a sua chance de conseguir as revistas que toruxemos (e o que sobrar levaremos na nossa oficina na terça e na quarta).
Bom, espero ver muita gente na palestra e depois.

Escrito por Gabriel Bá às 07h39
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


De partida para o novo.

Partimos amanhã para Recife para participarmos do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos. Somos convidados do evento, daremos uma oficina e uma palestra, e faremos parte da comissão julgadora dos trabalhos inscritos no festival. Antes da abertura oficial, no domingo, deveremos selecionar, entre quase 200 trabalhos da mostra oficial, o vencedor em cada uma das cinco categorias. Cada vencedor leva R$ 6 mil, o que não é nada mal. Se eu e o Bá não tivéssemos já o costume de perder todo concurso que participamos, acho que acabaríamos entrando nessa onda de mandar trabalhos para festivais.

Quadrinhista independente tem que aproveitar essas viagens pelo Brasil para levar seus Quadrinhos para onde eles não vão com facilidade. Pensando nisso, estamos levando uma enormidade de revistas, das mais variadas, que publicamos nos últimos anos. Aproveitando nossas cotas de autor, estamos levando alguns dos nossos álbuns (Meu Coração, Não Sei Por Quê e O Alienista) com preços um pouco mais baratos do que os de livraria. Em maiores quantidades, nossas revistas independentes mais recentes, como a Um Dia, Uma Noite (vencedora do HQ Mix desse ano de revista independente), a ROCK'n'ROLL e a 5.

Aproveitando nossa cota de autor das publicações internacionais, estamos levando vários números do Casanova. Somente cinco cópias das edições do Bá, mas trinta de cada uma das minhas. Como a maioria das histórias tem começo, meio e fim, qualquer número é um bom começo, e os dois números que eu desenho (8 e 9) não precisam dos anteriores e são um bom ponto de partida para novos leitores, já que neles começa o novo arco.

Aqui vai uma relação do material que estamos levando.

Revistas nacionais
O Alienista - R$ 30,00 (mais barato que nas livrarias)
10 Pãezinhos - Meu Coração, Não Sei Por Quê. -  R$ 20,00 (mais barato que nas livrarias)
10 Pãezinhos - Um Dia, Uma Noite - R$ 5,00 (vendedora do HQ Mix desse ano de melhor revista independente)
5 (com Grampá, Becky Cloonan, Vasilis Lolos e a gente) - R$ 5,00
Rock'Roll - R$ 5,00 (versão da Image)

Revistas americanas (R$ 5,00 cada, metade do preço das lojas que importam as revistas gringas)
Casanova 2 (arte do Gabriel Bá)
Casanova 3 (arte do Gabriel Bá)
Casanova 4 (arte do Gabriel Bá)
Casanova 5 (arte do Gabriel Bá)
Casanova 6 (arte do Gabriel Bá)
Casanova 7 (arte do Gabriel Bá)
Casanova 8 (arte do Fábio Moon)
Casanova 9 (arte do Fábio Moon)

Eu acredito que muita gente não lê Quadrinhos pois não conhece. Muita gente que lê livros e vê filmes poderia muito bem gostar de uma boa História em Quadrinhos se soubesse que pode encontrar nela o mesmo tipo de história, o mesmo drama, os personagens interessantes e complexos, e as mesmas situações que esperam encontrar em outras formas de cultura. Você não pode dizer que não gosta de algo que não conhece, e muita gente parou de ler quadrinhos quando era criança e não descobriu as possibilidades dos quadrinhos para adultos. Viagens, palestras, cursos e eventos são interessantes por causa disso também, pois você descobre esse público que não te conhece, virgem em relação ao seu trabalho, e que estão sedentos por novidades, por conteúdo, por qualidade. O público está por aí, e existe mesmo no Brasil, só que ninguém se conhece.

É bom poder viajar e dizer:

"Olá, como você vai? Vamos nos conhecer melhor?"

Escrito por Fabio Moon às 20h58
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Hoje chegou pelo correio o primeiro número da "Umbrella Academy", mini série que estou desenhando. Hoje eu termino a última página do número 3. As pessoas vão gostar.
Só alegria.



Categoria: quadrinhos
Escrito por Gabriel Bá às 10h43
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Inscrições para oficinas gratuitas do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos (FIHQ) se encerram nesta sexta-feira

Aqueles que querem aproveitar ao máximo as oficinas gratuitas do FIHQ devem se apressar. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (14/09). No total, serão disponibilizadas 80 vagas (20 para cada oficina) e as aulas acontecerão nas dependências da Escola Oi Kabum, situada à Rua do Bom Jesus, nº 147, Bairro do Recife.  

No total, serão oferecidas as oficinas de 'Quadrinhos' (a nossa, 18 e 19 de setembro), 'Experimentação em Quadrinhos' (ministrada pelo pessoal da"Livrinho de Papel Finíssimo", 24 a 27 de setembro), 'Fanzine' (do local Shiko, 24 a 27 de setembro) e 'Ilustração' (com Nelson Cruz, de Minas gerais, 1º a 3 de outbubro). Todas as oficinas acontecem das 14 às 18hs e os interessados devem enviar currículo com carta de intenção para o e-mail oficina@acape.org.br até esta sexta-feira (14/09).

Nesta semana, a análise dos trabalhos inscritos (719) foi concluída e a organização informa que 194 obras serão expostas durante a mostra competitiva. No total, concorrerão aos prêmios 76 cartuns, 37 quadrinhos, 24 charges, 34 caricaturas e 23 ilustrações editoriais. O evento, que acontece entre 16 de setembro e 07 de outubro, é uma realização da Associação dos Cartunistas de Pernambuco com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE e conta com o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife e Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia.



Categoria: quadrinhos
Escrito por Gabriel Bá às 15h15
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Oficina em Recife e as cores do guarda-chuva.

O blog Quadro Mágico divulgou informações sobre como participar das oficinas oferecidas durante o Festival Internacional de humor e Quadrinhos (o FIHQ), que começa em Recife no dia 16 de setembro. As inscrições são gratuitas.

Nossa oficina se chama "Contador de histórias, não de piadas" e acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, das 14h às 18h. São 20 vagas. Para participar, basta enviar currículo e carta de intenção para o e-mail oficina@acape.org.br. Em caso de dúvida, é só ligar para (81) 3242.2330. O único pré-requisito para nossa oficina é possuir conhecimento básico de quadrinhos.

As inscrições se encerram na próxima sexta-feira (14/09). A oficina acontecerá na Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia (Rua do Bom Jesus, nº 147, Bairro do Recife).

As exposições do festival acontecem nas instalações da Torre Malakoff (Recife Antigo). Colocaremos mais informações sobre a programação e nossa participação no evento durante a semana.

---

Nos Estados Unidos, a espectativa quanto ao lançamento do gibi que o Bá está desenhando, o the Umbrella Academy, só cresce, e os desenhos de propaganda da série continuam a aparecer. As imagens abaixo (que encontramos na internet) mostram cenas do primeiro capítulo e confirmam o talento do colorista, o Dave Stewart. Depois de anos trabalhando em preto e branco, é até estranho começar o dia, desenhar uma página, passar arte-final e ficar pensando como ela ficará quando estiver pronta (colorida).








Escrito por Fabio Moon às 14h27
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Novo capítulo de SUGARSHOCK.



Entrou no ar o novo número da Dark Horse Presents , assim como o segundo capítulo da minha história, SUGARSHOCK!. (para os desavisados, está em inglês)

Eu terminei hoje (ontem, pois já passou de meia noite) o próximo (e último) capítulo dessa primeira aventura, e o editor agora vai ficar no pé do Joss Whedon para ver quando ele escreve uma nova história da banda.

Ainda não tenho dados reais do impacto de publicar uma história online. Sei que muita gente viu, mas não sei quantas pessoas vão atrás dos outros livros (os de papel) depois disso. Mas minha experiência ainda é muito recente e só vou saber mesmo a pertir das próximas publicações impressas.

Agora que esse primeiro projeto acabou, fico somente desenhando o Casanova, o que significa que tenho mais tempo para planejar e colocar em prática nossos próximos pãezinhos. Entregamos na segunda o novo livro para a Devir, e agora está na fase de revisão. Semana que vem, colocamos aqui no blog a capa. Se tudo der certo, ele estará pronto a tempo do FIQ, em Outubro. Ficamos quase o ano inteiro selecionando as histórias e escrevendo os textos para esse livro comemorativo dos 10 anos de 10 Pãezinhos, e ficamos um mês e meio no projeto gráfico. Deu mais trabalho que fazer um livro somente com uma história inédita. Mas valeu a pena.

Se vale a pena, é o que importa.

Vejam o novo capítulo do Sugarshock e dêem sua opinião. Vamos colocar esse papo de quadrinho online de graça pra funcionar.

Escrito por Fabio Moon às 23h48
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


O dobro do Grampá.

O Grampá colocou no blog dele o projeto que tem o deixado ocupado e que adiou o término da sua HQ.

Escrito por Fabio Moon às 10h55
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]