Todas as mensagens
Link Evento tiras premios desenho quadrinhos


Blog dos Quadrinhos
Omelete
Universo HQ
Gibizada


MANUAL DO MINOTAURO
Laerte
KAKOFONIA
GRAMPÁ
Rafa Coutinho
Gustavo Duarte
Rafael Albuquerque
Edu Medeiros
Braga
Danilo Beyruth
Níquel Náusea
Guilherme.TV
Samuel Casal
Kitagawa
Rodrigo Rosa
Fabio Cobiaco
Allan Sieber
Vida Besta
Candyland Comics
Quanta Academia de Artes

Histórico

Cabeça cheia, e o Festcomix.



Dentro da minha cabeça, algumas idéias já começam a se misturar, perdendo a nitidez que já tiveram quando concebidas. A diferença de velocidade entre a produção de uma história em Quadrinhos e a velocidade do pensamento é muito grande e se o autor perde o costume de colocar as idéias para fora, anotá-las num papel (ou mesmo no computador), acaba correndo o risco de entupir a cabeça e misturar as idéias. Dessa mistura, acho que podem surgir idéias novas, soluções inusitadas, e uma certa sensação de caos que se transfere da vida para a obra. Mesmo assim, ainda prefiro manter a pureza da idéia original até o momento de destruí-la de propósito, e não por acidente, ou caso de super lotação.

Acho saudável anotar as idéias, colocá-las para fora, como maneira de exercitar a escrita. Qualquer escrita. Assim como os rascunhos mais primários nos guardanapos do artista boêmio numa noite bêbada ajudam o desenhista, a escrita despretenciosa de um pensamento aleatório captura aquele momento, aquele pensamento, aquela linha de raciocínio. A linha pode ser torta como o desenho bêbado, mas deixa registrada a atividade cerebral e intelectual do momento. O costume de produção estimula a imaginação.

É como dizem: uma idéia puxa a outra.



O ano, que já está terminando, ainda está longe do fim. Para mim, o ano acaba quando eu terminar minha "fase" no Casanova, e para isso ainda faltam três números da série. Para o Bá, o ano termina com o fim da primeira mini-série do Umbrella. Para ambos, ainda falta produzir uma história curta para a internet (é, estamos fazendo esses eventuais quadrinhos online) e, para o ano que vem, histórias novas.

No caminho do fim do ano, está o Festcomix, evento que acontece durante os três dias do feriado de finados, de 2 a 4 de Novembro. Nós estaremos lá no dia 3, às 13h, como parte da programação do "Arena Comix", uma espécie de evento paralelo à feira, com palestras, bate-papos e seção de autógrafos.

Nosso bate-papo será informal, relaxado, e aberto a perguntas. Levaremos nossas revistas independentes, nossos Casanovas, e talvez até mais. No final da semana, divulgo o que vai na nossa mochila para o evento.

Se você estiver perto do Centro de Eventos São Luis (rua Luis Coelho, 323, próximo ao metrô Consolação) no dia 3, passe por lá e nos diga um oi. Depois desse bate-papo, só no ano que vem.

Escrito por Fabio Moon às 23h49
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Umbrella Academy no Metrópolis

Essa matéria é de 2 de Outubro, mas só consegui colocar aqui agora.
Divirtam-se.



Escrito por Gabriel Bá às 22h44
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


E o prêmio vai para...

Recebemos vários desenhos para o nosso concurso de desenho.


O desenho é um mistério, uma poção mágica da qual não existe fórmula. Mesmos os estilos semelhantes são distintos, mesmo o desenho ruim tem alguma qualidade inerente, algum detalhe interessante. Assim, realizar um concurso de desenho é muito bom para poder observar qual o aspecto do desenho que mais se destaca no trabalho de outras pessoas, de outros artistas, e como cada desenhista, ou fã, interpreta um mesmo tema.

Queremos agradecer a todos que mandaram desenhos e que participaram do concurso. Obrigado pela dedicação e pelos desenhos.

Agora, finalmente, para revelar os vencedores, vale lembrar que teremos dois vencedores que ganharão um exemplar do The Umbrella Academy nº1 com a capa do Gerard Way, sendo um vencedor de São Paulo e um de fora de São Paulo, e que outros nove participantes de São Paulo que ganharão posters, assim como nove participantes do resto do Brasil.

O vencedor de São Paulo é:


Wilson André Filho (Will)

Os participantes da grande São Paulo que receberão um poster são:

Rodrigo Ciola
Marcio Guerra
Carlos Rocha
Gabriela Castro
Paula Ferreira
Simone Yamamoto
Tarsis da Cruz
Larissa Roque Martins
Luigi Colafigli

O vencedor do resto do Brasil é:


Leandro Marcondes Araújo, de Salvador

Os participantes do resto do Brasil que receberão um poster são:

Tatiana Viana, RN
Gabriel Gonsalves, MG
Rafael Barbosa Queiroz, MG
Mauro de Abreu, SP
Josival da Fonseca, PB
Marcos Popó, RJ
Gustavo Soares Rodrigues, SP
Rafael Pereira, RJ
Fabrício Borborema Campos, SP

Os vencedores de fora de São Paulo receberão seus prêmios pelo correio, e devem receber um email confirmando o endereço. Os vencedores de São Paulo devem buscar seus prêmios dia 27 de Outubro, sábado, na Quanta Academia de Artes (rua Minas Gerais, 27), das 13h às 17h, durante o nosso Dia do Pão. Quem não aparecer, não leva. Não adianta chorar depois.

Novamente, obrigado a todos os participantes, e vejo vocês amanhã na FNAC para o lançamento do 10 Pãezinhos - FANZINE, ou no sábado na Quanta para o Dia do Pão.


Escrito por Fabio Moon às 14h19
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


De volta, e o dia do Pão.

Voltamos de Belo Horizonte. O Festival de Quadrinhos foi muito bom para nós e, acredito, para todo o universo do Quadrinho nacional. Muito mais gente estava com gibi novo, fanzine novo, projeto novo. Todos, ou muitos, fizeram o investimento da viagem, e acho que, desse investimento, colherão frutos. Para nós, ainda falta terminar de ler todos as novas publicações independentes que recebemos e compramos. Foi muito bom ver novamente o entusiasmo dos artistas nacionais, mesmo os iniciantes, e principalmente os veteranos, que continuam espalhando seu amor pelos Quadrinhos. Este foi um ótimo FIQ, e espero que só continue melhorando.

De volta em São Paulo, devemos voltar à produção dos novos gibis. As conversas com outros artistas só nos inspira e nos motiva, e é bom ter uma produção regular para descarregar a vontade que dá de fazer Quadrinhos quando conversamos sobre isso com outros autores.

Essa semana, ainda participaremos de alguns eventos. Quinta-feira, dia 25, faremos o lançamento do novo livro aqui em São Paulo, na FNAC de Pinheiros, a partir das 19h, com direito à exposição comemorativa e brindes para os leitores. Como já dissemos, na compra de qualquer um dos nossos livros no dia 25, você recebe da nossa mão (então não compre e fuja) a rara edição do capítulo 7 do fanzine quando estávamos fazendo O Girassol e a Lua. No fanzine, o último capítulo da história foi publicado colorido, e essa é uma oportunidade única de adquirir esse exemplar do fanzine. Apareça e faça parte dessa celebração dos nossos primeiros 10 anos de estrada com os 10 Pãezinhos.

MAS NÃO É SÓ ISSO! Continue lendo.

Dia do Pão.



Grande evento de comemoração dos 10 anos de 10 Pãezinhos na Quanta. Durante a tarde toda (ou das 13h às 17h), nós estaremos na escola vendendo todos os nossos livros, além das revistas americanas em que trabalhamos. Se você gosta do nosso trabalho ou ainda não conhece, é a sua chance de completar a sua coleção, levar um livro assinado e ainda ganhar vários prêmios.

Prêmios?

É, prêmios. Continue lendo.

Estaremos vendendo:
os livros:
- 10 Pãezinhos - O Girassol e a Lua
- 10 Pãezinhos - Meu Coração, Não Sei Por Quê.
- 10 Pãezinhos - Mesa Para Dois.
- 10 Pãezinhos - FANZINE
- ROLANDO
- BANG BANG
- 24seven volume 1 (importado) 4 cópias
- 24seven volume 2 (importado) 5 cópias
- FLIGHT 4 (importado) 2 cópias
- MINIS, da Becky Cloonan (importado) 5 cópias
e as revistas:
- 10 Pãezinhos - Um Dia, Uma Noite
- 5
- Casanova (importada)


- Sorteio especial Umbrella Academy



As 20 primeiras pessoas que comprarem alguma coisa concorrerão a um The Umbrella Academy nº 1 com a capa do Gerard Way. Cada um receberá um número, que será sorteado assim que o vigésimo número for entregue.

- Compre os pacotes especiais e ganhe prêmios!



Quem comprar pacotes com conjuntos de livros ou revistas, vai ganhar automaticamente posters do Umbrella Academy, a revista  Umbrella Academy nº 1 (com a capa do Gerard Way e a capa do James Jean), uma edição original do ROLAND nº 4 (com a capa da Jill Thompson) e o sétimo capítulo colorido do Girassol e a Lua do fanzine de 1997.

Os pacotes e seus respectivos prêmios são:

1- Pacote ROLANDO: Compre um ROLANDO, nosso épico medieval francês, e leve uma edição do Roland nº4 original em inglês com a capa da JILL THOMPSON.

2- Pacote REVSTAS: compre R$ 20,00 em revistas (quatro revistas) e ganhe um poster do Umbrella Academy.

3- Pocote 10 Pãezinhos mini: Compre um livro dos 10 Pãezinhos e uma revista e ganhe o Girassol e a Lua nº7 colorido e um poster do Umbrella Academy.

4- Pocote 10 Pãezinhos médio: Compre 2 livros dos 10 Pãezinhos e ganhe o Girassol e a Lua nº7 colorido e um Umbrella Academy nº 1  com a capa do JAMES JEAN. (somente 15 unidades)

5- Pacote 10Pãezinhos PADARIA: Todos os livros e revistas dos 10 Pãezinhos. Este pacote contém O Girassol e a Lua ; Meu Coração, Não Sei Por Quê ; Mesa Para Dois ; Um Dia, Uma Noite ; e o recém lançado FANZINE. Quem comprar este pacote ganha o Girassol e a Lua nº7 colorido, um poster do Umbrella Academy e um Umbrella Academy nº 1  com a capa do GERARD WAY. (somente 10 unidades)

Alguns prêmios têm quantidades limitadas. As promoções dos pacotes estarão valendo até acabarem os prêmios.

O dia do pão acontecerá no sábado, 27 de Outubro, na Unidade I da Quanta Academia de Artes (r. Minas Gerais 27, próxmo ao metrô Consolação), começará às 13h e irá até as 17h. Às 15h, faremos a entrega do premiado do concurso de desenho 10 Pãezinhos - Umbrella Academy (recebemos muitos desenhos, hoje principalmente, já que todos resolveram deixar para a última hora), mas colocaremos mais informações na quarta, quando os vencedores forem divulgados.

Escrito por Fabio Moon às 18h03
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


10 Pãezinhos no 5º FIQ

Em 2003, com nosso "Feliz Aniversário" na mão, fomos ao nosso primeiro FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), que costumava ser a Bienal de Quadrinhos no Rio, e hoje acontece em Belo Horizonte. Foi uma ótima experiência de desbravamento do mercado nacional, conhecendo outros autores (nacionais e internacionais), novos públicos e vendo que existia muita gente no mesmo barco que a gente. Foi como ir a Comic Con, só que muito mais bacana por ser aqui no Brasil.

Hoje começa o 5º FIQ, um grande evento, imperdível tanto para fãs quanto profissionais de Quadrinhos. Localizado agora na Serraria Souza Pinto, o evento conta com vários cursos todos os dias, palestras, exposições e uma grande área de vendas de revistas. Além disso, tem a presença de uma série de convidados nacionais e internacionais, uma chance única de saber o que pensam outros autores, como trabalham e como é o mundo dos Quadrinhos além das fronteiras brasileiras e dentro do estúdio de cada um deles.

Nós vamos para Belo Horizonte na quinta feira e ficamos até domingo e já temos dois compromissos garantidos por lá. Antes disso, deixamos alguns exemplares de 10 Pãezinhos - Um Dia, Uma Noite no estande do Quarto Mundo, um conglomerado de artistas independentes que estarão vendendo revistas do Brasil todo durante todos os dias do evento. Se você for para o evento e não nos encontrar, procure-os e encontre nossas revistas. Além disso, pela primeira vez desde o lançamento do 10 Pãezinhos- O Girassol e a Lua em 2000, estamos expondo páginas originais em uma das salas do festival, cobrindo vários dos nossos trabalhos realizados aqui e no exterior.



No sábado, dia 20 de Outubro, faremos o lançamento oficial do novo livro 10 Pãezinhos - FANZINE, comemorando os dez anos de 10 Pãezinhos, na praça dos Quadrinhos, às 18h. Todos que comprarem o novo livro ganharão de brinde o Girassol e a Lua nº 7, rara edição colorida do fanzine, de 1997.
E mais: para ajudar a celebração da reedição dos nossos primeiros livros (O Girassol e a Lua e Meu Coração, Não Sei Por Quê.) todos que comprarem qualquer livro ou revista conosco durante o lançamento no sábado, receberão um número para um sorteio que ocorrerá no domingo, no final da nossa palestra.



Sendo assim, nosso segundo compromisso marcado no FIQ é uma palestra/ bate-papo/ entrevista no domingo, às 17:30h, no auditório Conceição Cahú, onde falaremos sobre os dez anos de estrada, o que mudou neste tempo todo, quais as diferenças entre nosso trabalho aqui e no mercado internacional e muito mais. Durante a palestra, faremos o sorteio de um The Umbrella Academy nº 1 com a capa do Gerard Way. Como dito antes, só quem comprar qualquer livro ou revista conosco durante o lançamento no sábado, receberá um número para um sorteio.



O 5º FIQ acontece na Serraria Souza Pinto, Avenida Assis Chateaubriand 809, em Belo Horizonte, do dia 16 a 21 de Outubro. Procurem no SITE DO EVENTO as outras palestras e os outros lançamentos, para assistirem à palestra com o Eduardo Risso (desenhista do 100 Balas), ao bate-papo sobre mercado americano, à conversa com o Carlos Sampayo (quadrinista – “Alack Sinner” e “Billie Holliday” – Argentina) e Giancarlo Berardi (roteirista – “Julia – Aventuras de uma criminóloga, “Ken Parker” - Itália) e muitos outros eventos. Não percam.


Escrito por Gabriel Bá às 10h35
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Lançamento comemorativo!

Fábio Moon e Gabriel Bá convidam para o lançamento de seu novo livro:

10 Pãezinhos - FANZINE






Fábio Moon e Gabriel Bá são irmãos gêmeos, trabalham juntos e são apaixonados por Histórias em Quadrinhos. Suas histórias já foram publicadas em inglês, espanhol e italiano. Mas antes de tudo isso acontecer, eles criaram o fanzine 10 Pãezinhos há 10 anos atrás.

Comemorando os 10 anos do fanzine 10 Pãezinhos, o novo livro conta como tudo começou, reunindo em 216 páginas as histórias curtas publicadas no fanzine de 1997 a 2001, além de tiras, editoriais e muitas imagens que mapeiam uma estrada de duas vidas, mostrando que todo rio vem de uma pequena nascente e pode crescer até suas margens se perderem no horizonte.

Nesta data tão especial, além de uma exposição com alguns momentos destes 10 anos, todos que comprarem um álbum dos 10 Pãezinhos ganhará uma cópia do Girassol e a Lua nº 7, publicado no fanzine em 1997, colorido.

Quinta feira, dia 25 de Outubro, a partir das 19h, na FNAC de Pinheiros.
Venha comemorar conosco.

Escrito por Gabriel Bá às 18h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Concurso 10 Pãezinhos - Umbrella Academy

Faça um desenho de um personagem dos 10 Pãezinhos e ganhe um UMBRELLA ACADEMY nº 1 com a capa do GERARD WAY!



Vamos premiar 20 pessoas que mandarem os melhores desenhos com 18 posters do Umbrella Academy e 2 cópias da primeira edição do The Umbrella Academy com a capa do Gerard Way, todos assinados por mim, Gabriel Bá, o artista da série. São 10 premiados residentes na cidade de São Paulo e 10 premiados do resto do Brasil. Somente o primeiro lugar de cada categoria ganhará a revista. Os outros ganharão o poster.

A idéia é estimular as pessoas a desenhar, buscar novas histórias para aqueles que ainda não conhecem nossos livros e proporcionar uma maneira mais criativa de distribuir o material do Umbrella Academy que nós temos.

Regulamento.
É muito simples. Você tem que fazer um desenho de um personagem de qualquer livro dos 10 Pãezinhos. O Girassol e a Lua, Meu Coração, Não Sei Por Quê., CRÍTICA, Mesa para Dois ou Um dia, uma noite. Dentro de cada livro tem vários personagens, pode escolher qualquer um, fazer um desenho e mandar para o e-mail 10paezinhos@gmail.com até o dia 22 de Outubro.
As imagens podem ser em preto e branco ou coloridas e devem ser mandadas em formato .JPG, com 72dpi de resolução. No e-mail, além da imagem, coloque seu nome completo, idade e endereço completo. Quem não mandar o endereço será desclassificado. É proibida a participação dos nossos amigos e parentes.
Os vencedores de fora de São Paulo receberão seus prêmios (9 receberão posters e 1 receberá a revista) pelo correio. Os vencedores de São Paulo (9 receberão posters e 1 receberá a revista) terão que buscar seu prêmio no dia 27 de Outubro, na Quanta Academia de Artes (rua Minas Gerais, 27), às 13h, em um grande evento organizado em parceria com o pessoal da escola.
O critério de avaliação dos desenhos é estritamente pessoal. Nós (o Fábio e eu) vamos escolher os desenhos que achamos mais legais e criativos.

Os resultados serão anunciados no dia 24 de Outubro, aqui no blog.

Para aqueles que ainda não têm os nossos livros, eles podem ser encontrados em livrarias ou lojas especializadas, ou comprados pela internet. Você pode comprar pelo Submarino, FNAC, Devir, Comix ou outros sites de venda de livros e revistas que mais te agradem. Alguns livros e revistas ("CRÍTICA" e "Um dia, uma noite") estão esgotados, esperando segunda tiragem. Abaixo, segue uma sugestão de links de todos os livros ainda disponíveis.




O Girassol
e a Lua

Via Lettera (2000)
(segunda impressão
2007)


Meu Coração,
Não Sei Por Quê.

Via Lettera (2001)
(segunda impressão
2007)


CRÍTICA
(esgotado)


Mesa para Dois.
Devir (2006)


Um dia, Uma Noite
(difícil de encontrar)



primeira edição do The Umbrella Academy
com a capa do Gerard Way


Escrito por Gabriel Bá às 12h00
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Atingir mais gente.

Com a comemoração dos 10 anos de 10 Pãezinhos, coroada por lançamentos, exposições, prêmios e conquistas, muitas pessoas estão de olho na gente e nós temos que aproveitar este momento para fazer o mercado nacional de Quadrinhos borbulhar. Quanto mais gente olhando para o mundo dos Quadrinhos, melhor.

Eu gosto muito de Quadrinhos. Na verdade, amo os Quadrinhos tanto que faço de tudo para que mais pessoas descubram novas revistas e que os Quadrinhos atinjam o maior número possível de leitores. Durante anos, fiz Quadrinhos sem ganhar dinheiro, pois o importante era que as pessoas pudessem ver o que era possível contar numa HQ. O importante era ser levado a sério. Publicando nos Estados Unidos, eu tenho tido a chance de atingir mais gente, pois o mercado é maior. O Casanova vende por volta de 5 mil revistas por mês, o De:TALES talvez tenha vendido uns 5 mil livros ao todo e, finalmente, o Umbrella Academy vendeu mais de 66 mil cópias da primeira edição.

Todo mundo está de olho no Umbrella Academy. Os fãs do My Chemical Romance querem ver o gibi do seu ídolo e o resto da indústria de Quadrinhos quer ver se o gibi é capaz de dar um reanimada no mercado, trazendo dezenas de milhares de novos leitores para as lojas. Acredito que, se a revista fosse publicada aqui no Brasil, aconteceria algo muito semelhante, dado o número de emails que eu recebo perguntando sobre a possibilidade disso acontecer.



Eu tenho pouquíssimas cópias do Umbrella Academy que me são de direito, como artista da revista. Em Brasília, na mais ingênua boa vontade, resolvi levar 5 revistas do FCBD pra vender, não pelo dinheiro, mas para que algumas destas milhares de pessoas interessadas pudessem ter a revista. Já a primeira menina chegou pra mim e pediu 12 cópias da revista e eu vi que o buraco era muito mais embaixo. Decidi no dia que cada um podia comprar uma cópia, para que 5 pessoas diferentes acabassem tendo a revista. Depois daquele dia, fiquei matutando sobre outras maneiras de vender o Umbrella Academy que fossem mais justas.

Quando as minhas cópias da primeira edição chegaram há 2 semanas, o problema voltou a me atormentar, pois eu só recebi 30 revistas. É muito fácil vender 30 revistas destas em qualquer evento, somente divulgando antes, mas é muito pouco, o que me deixou muito receoso. Por todo o trabalho que vai dar e a confusão que iria criar, não valia a pena vender estas revistas. Foi aí que decidimos que vamos premiar os leitores com a revista.

Até o fim do mês, faremos um lançamento na FNAC, um dia de vendas de revistas na QUANTA, um lançamento em Belo Horizonte durante o FIQ e, amanhã, vamos anunciar um concurso que premiará 10 pessoas na cidade de São Paulo e 10 pessoas de fora de São Paulo. E isso é só o começo.



Categoria: quadrinhos
Escrito por Gabriel Bá às 12h52
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Sempre comigo.

Está no ar o terceiro capítulo de SUGARSHOCK! no site do Dark Horse Presents. A primeira história acaba aí.

O desenhista de histórias em quadrinhos precisa saber desenhar tudo. Você pode gostar de desenhar mais algum tipo de história, algum tipo de cenário, de personagens, mas você nunca sabe o que pode cair na sua mão.

Quando eu comecei conversar com o editor Scott Allie sobre fazer o Sugarshock, eu só sabia que era sobre meninas bonitinhas em uma banda. Aí, fiquei sabendo que tinha um robô que tocava baixo.

Ok, eu pensei. Nada muito complicado. Já desenhei uns robôs e adoro desenhar meninas bonitas. Até já fiz o Rock'n'Roll, que serviu de aprendizado sobre todo esse universo musical.

Chegaram então os roteiros e, nessa mesma história da "banda de garotas com um robô", eu já tive que desenhar naves espaciais, lagostas flutuando, cabeças alienígenas holográficas, guerreiros de fora do planeta que se parecem com o Gwar, e até o Abraham Lincoln.

E agora, José?

Cada trabalho é um aprendizado, mas você precisa aprender por conta própria. O artista deve ser um curioso pelo mundo, sempre perguntando com os olhos em busca de respostas sobre o mundo à nossa volta.

Abaixo, um dos primeiros rascunhos que eu mandei para o Scott e para o Joss (Whedon, escritor do Sugarshock!) da líder da banda. Fiz no caderno de rascunhos, um pequeno que eu levo comigo para todos os lados. Não sei se voltarei a desenhar esses personagens, mas pelo menos no meu caderno, eles continuam sempre comigo.



Escrito por Fabio Moon às 18h56
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Aviso importante sobre o curso imperdível abaixo.

AVISOS IMPORTANTES
ALTERAÇÃO DE DATAS DO QUANTA CONVIDA – QUADRINHISTAS



O curso QUANTA CONVIDA – QUADRINHISTAS – A NARRATIVA E O MERCADO – terá suas datas alteradas!

O pessoal da Quanta ainda está negociando com os artistas as novas datas para o início deste curso. Logo que chegarem a um acordo com todos, começareão a nova divulgação.



Escrito por Gabriel Bá às 17h34
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]