Todas as mensagens
Link Evento tiras premios desenho quadrinhos


Blog dos Quadrinhos
Omelete
Universo HQ
Gibizada


MANUAL DO MINOTAURO
Laerte
KAKOFONIA
GRAMPÁ
Rafa Coutinho
Gustavo Duarte
Rafael Albuquerque
Edu Medeiros
Braga
Danilo Beyruth
Níquel Náusea
Guilherme.TV
Samuel Casal
Kitagawa
Rodrigo Rosa
Fabio Cobiaco
Allan Sieber
Vida Besta
Candyland Comics
Quanta Academia de Artes

Histórico

 
 

 

Neste fim de semana aconteceu em Londres a MCM Expo London Comic Con, onde ocorre a entrega do prêmio Eagle Awards. Ficamos muito felizes ao saber que o Daytripper venceu em duas categorias: Nova revista favorita e História única favorita, para a edição 8.

É muito bacana ver nossa história sendo reconhecida em mercados diferentes, lugares diferentes, premiações diferentes. O que a gente mais quer é que novas pessoas lendo nossas histórias e, quem sabe, mais gente lendo Quadrinhos.

 

 



Categoria: premios
Escrito por Gabriel Bá às 11h35
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


 
 

 

Quase Nada 118

 



Categoria: tiras
Escrito por Gabriel Bá às 10h47
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


 
 

 

Quase Nada117

 



Categoria: tiras
Escrito por Fabio Moon às 18h54
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Um belo encontro com Dois Irmãos

Ontem, realizamos o 1º Encontro Quadrinhos na Cia, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Gostei muito do resultado, dos convidados, das conversas e da troca de informações que todas as mesas proporcionaram, e acredito que o bom resultado desse dia de encontros ajudará a já boa fase do mercado de Quadrinhos no Brasil. Juntar profissionais com vinte anos de profissão com gente que começou não faz nem três ajuda a mostrar como esse nosso mundo dos Quadrinhos está sempre em mutação, e que hoje a diversidade de publicações, de talentos, de temas e interesses torna um encontro como esse deliciosamente complexo. Obrigado a todos que apareceram. 

Não existe fórmula ou caminhos marcados, e cada autor precisa encontrar o seu. De constante, fica a certeza de que não podemos ficar parados sem fazer nada, e que cada novo encontro, cada nova conversa com quadrinistas, cada nova troca de informações e aprendizados fortalece esse nosso mundo, essa nossa paixão, e torna a nossa história mais interessante.

Algumas vezes, esses encontros podem inclusive trazer algumas novidades.

Anunciamos durante o passar do dia de ontem, em doses homeopáticas durante cada mesa, que estamos trabalhando numa adaptação literária do livro Dois Irmãos, do Milton Hatoum, para o selo Quadrinhos na Cia da Companhia das Letras. Já estamos trabalhando no projeto desde o ano passado, mas ainda estamos muito longe do final dessa nova história. É muito bom fazer um livro que sabemos que sairá primeiro aqui, no Brasil, em português, e essa adaptação é um desafio enorme que nos atrai, nos preocupa e nos motiva a tentar sempre melhorar. Cadernos estão sendo preenchidos com anotações, roteiros, rascunhos e estudos, e esperamos em breve estarmos prontos para começar a desenhar.



Escrito por Fabio Moon às 17h29
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


 
 

 

Quase Nada 116

 



Categoria: tiras
Escrito por Gabriel Bá às 11h15
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Pensando na tira

O caderno de rascunhos, sempre ao lado, registra a idéia de uma tira futura.

O godê com restos de tinta da aquarela da semana ajuda a "sujar" um pouco o rabisco.

A página do caderno é fina e vemos sombras das palavras que, no verso, dizem o que está escrito na tira.



Escrito por Fabio Moon às 14h44
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Sonhado ao acordar

Dormir.

Acordar.

Tentar se lembrar do que sonhou enquanto tenta encontrar um motivo para sair da cama.

Quando o sonho ganha, normalmente o sono volta e, mais uma vez, mergulhamos.



Escrito por Fabio Moon às 14h49
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


1º Encontro Quadrinhos na Cia

Quem estava sentindo falta de um evento de Quadrinhos em São Paulo?

Eu estava.

Adoro o fato de que a cerimônia do HQ Mix acontece em São Paulo, reunindo várious autores e fãs num mesmo lugar para a premiação de Quadrinhos mais tradicional do Brasil, mas São Paulo, maior cidade do Brasil, ainda é carente de eventos de HQ.

Não temos eventos como o FIQ, em Belo Horizonte, ou como a Rio Comicon, no Rio de Janeiro, onde os autores de várias partes do país se encontram para discutir, apresentar e celebrar a produção de Quadrinhos atual. Temos lojas especializadas, temos livrarias incríveis, temos a eventual Festcomix aqui e acolá que oferece aquele feirão de descontos, mas eu sinto falta dessa oportunidade de conversa entre autores, de perguntas e respostas entre o autor e o leitor, de apresentação e informação dos mais variados gêneros da produção de Quadrinhos que um evento pode proporcionar.

Foi então que o pessoal da Companhia das Letras nos contactou e nos apresentou a idéia de um dia inteiro de mesas sobre Histórias em Quadrinhos e, conversa vem, conversa vai, surgiu o 1º Encontro Quadrinhos na Cia.

Eu e o Bá estaremos em todas as mesas, ora mediando, ora participando, ora fazendo aquelas perguntas que sempre quisemos que fossem feitas para autores que admiramos e que nunca foram feitas. A produção atual de Quadrinhos no Brasil é muito ampla, diversa, e cada mesa representa e discute uma área das possibilidades da produção nacional.

Todas as mesas são gratuitas, mas o espaço é limitado. Chegue um pouco antes e pegue sua senha.

Espero vocês em duas semanas, no dia 21 de Maio.



Escrito por Fabio Moon às 16h04
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]



Quase Nada 115

 



Categoria: tiras
Escrito por Fabio Moon às 11h22
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Modelo Vivo

Desenhe sempre, até ficar tão natural quanto andar ou respirar. Composição e equilíbrio são coisas muito mais difíceis de atingir, mas desenhar deve ser fácil para o desenhista. Essa facilidade só se consegue com muita prática, muito exercício, muitos erros e muita observação.

Não importa qual o seu estilo, fazer desenhos de modelo vivo te ajudará a entender como funciona o corpo humano e isso vai refletir nos seus desenhos futuros.

 

Modelo Vivo - Cris

Modelo Vivo - Fafá

Modelo Vivo - 01 

Modelo Vivo - Vera

 

 

Homens, mulheres, jovens, velhos, magros e gordos. Cada pessoa é única. Mesmo com os mesmos ossos e músculos, cada corpo tem suas peculiaridades, sua personalidade. Reparem como os modelos são diferentes, as proporções, as posturas, o estilo.


 

Modelo Vivo - Vera 02

Modelo Vivo - 02

Modelo Vivo - Beto

Modelo Vivo - 03

 

Procure lugares que ofereçam oficinas de modelo vivo ou crie um grupo com amigos e contratem um modelo. Estes desenhos não precisam ter o seu estilo, mas são estudos pra aprimorar seu repertório visual, seu vocabulário. 

 

Modelo Vivo - 04

Modelo Vivo - 04b

Modelo Vivo - Lucilene

Modelo Vivo - Juliano 1

Modelo Vivo - Juliano 2

 

 

 

A maioria dos desenhos acima foi feito em poses de 1 minuto, alguns de 3 minutos. O que importa é a expressão, a distorção, o sentimento. 

O que importa é a mágica.

 



Escrito por Gabriel Bá às 11h49
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


 

Quase Nada 114

 



Categoria: tiras
Escrito por Gabriel Bá às 12h42
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]