Todas as mensagens
Link Evento tiras premios desenho quadrinhos


Blog dos Quadrinhos
Omelete
Universo HQ
Gibizada


MANUAL DO MINOTAURO
Laerte
KAKOFONIA
GRAMPÁ
Rafa Coutinho
Gustavo Duarte
Rafael Albuquerque
Edu Medeiros
Braga
Danilo Beyruth
Níquel Náusea
Guilherme.TV
Samuel Casal
Kitagawa
Rodrigo Rosa
Fabio Cobiaco
Allan Sieber
Vida Besta
Candyland Comics
Quanta Academia de Artes

Histórico

Comic Con Experience 2015

Lá vamos nós de novo. Mais uma convenção, a última do ano, aqui em São Paulo, a nossa cidade. Estamos numa correria danada pra terminar de preparar tudo para a nossa mesa, para que os fãs aproveitem ao máximo. Da mesma maneira, fica aquela agitação para tentar aproveitar um pouco da semana com os outros autores, amigos de todas as partes do mundo que vem passar alguns dias na nossa São Paulo. Espero que seja o máximo.

-INFORMAÇÕES INICIAIS -IMPORTANTE!

Eu e o Bá teremos uma mesa no Artists' Alley (mesas 84, 85), onde estaremos a maior parte do tempo. Quando não estivermos lá, teremos alguém nos ajudando nas vendas. Teremos Daytripper, Dois Irmãos e os dois volumes do Umbrella Academy para vender na nossa mesa. Queremos agradar a todos, mas se por acaso nossas cópias dos livros acabarem, eles também estão disponíveis no estande das editoras (Panini, Devir e Companhia das Letras), assim como no estande da Comix.

Algumas das nossas novidades, por outro lado, você só encontra na nossa mesa, como os pôsteres e o FANZINE especial que o Bá e o Gerard preparam para o evento. Quando você comprar qualquer coisa na nossa mesa, você GANHA o fanzine. Ele é um brinde exclusivo para a CCXP, numa tiragem de 500 exemplares!

 

Na sexta-feira, dia 4, faremos uma rifa para arrecadar dinheiro para ajudar na campanha #ajudeogrilo, do Quadrinista Cadu Simões. As rifas serão vendidas somente na sexta, e o sorteio será feito na sexta no final do dia (às 19h), e o vencedor levará para casa uma cópia da edição americana de luxo do Umbrella Academy, assinada pelo Bá e pelo Gerard, que foi doada pela Mitie e pela Itiban. Estamos definindo o preço da rifa. (deve ser R$10,00)

Tentaremos fazer caça ao desenho durante a convenção, mas só saberemos se dará tempo lá, no meio da loucura. Mas fiquem ligados nas dicas pela internet (twitter, facebook e instagram).

Aqui vai nossa programação (que pode ser atualizada até a CCXP começar).

Quinta, dia 3/12

 

-12:00-13:30 - Começou! Eu e o Bá estaremos na nossa mesa, (mesas 84, 85) autografando e vendendo nossos livros e pôsteres.

-12:30-13:30 - O Bá fará uma aparição rápida em uma das palestras do evento.

-14:00-15:00 - Demonstração de desenho no estande da Wacom. Eu e o Bá revezaremos desenhando. Venha ver como funciona as mesas de desenho da Wacom, num misto de conversa e demonstração prática para desmistificar um pouco as possibilidades das novas tecnologias.

15:30-20:00 - Eu e o Bá estaremos na nossa mesa, (mesas 84, 85) autografando e vendendo nossos livros e pôsteres.

 

Sexta, dia 4/12

 

-10:00-11:30 - Demonstração de desenho no estande da Wacom. Eu e o Bá revezaremos desenhando. Venha ver como funciona as mesas de desenho da Wacom, num misto de conversa e demonstração prática para desmistificar um pouco as possibilidades das novas tecnologias.

-12:00-13:30 - eu ficarei na nossa mesa (84,85) autografando nossos livros e pôsteres .

-12:30-13:15 - Painel “Umbrella Academy - painel do apocalipse” - Auditório Cinemark

Gerard Way e Gabriel Bá falam sobre a premiada HQ Umbrella Academy e respondem às questões dos fãs numa conversa descontraída.

-15:00-18:00 - Sessão de autógrafos do Bá com o Gerard no estande da Devir. Mais informações no site da editora.

-16:30-17:15 - Quero ver TODO MUNDO no painel de Tributo ao Frank Miller. (se vocês não estiverem na fila do Bá e do Gerard, né?) Será no auditório Cinemark.

 

Sábado, dia 5/12

 

 

-10:00-12:00 - sessão de autógrafos na nossa mesa. Eu e o Bá estaremos na nossa mesa, (mesas 84, 85) autografando e vendendo nossos livros e pôsteres.

-13:00-14:00 - Demonstração de desenho no estande da Wacom. Eu e o Bá revezaremos desenhando. Venha ver como funciona as mesas de desenho da Wacom, num misto de conversa e demonstração prática para desmistificar um pouco as possibilidades das novas tecnologias.

-17:00-19:00 - Sessão de autógrafos no estande da Companhia das Letras.

Estaremos autografando nosso novo livro, Dois Irmãos, no estande da Companhia das Letras.

 

Domingo, dia 6/12

 

-11:00-12:00 - Demonstração de desenho no estande da Wacom. Só eu estarei desenhando, então acho que o desenho será um pouco mais sexy. Venha ver como funciona as mesas de desenho da Wacom, num misto de conversa e demonstração prática para desmistificar um pouco as possibilidades das novas tecnologias.

-14:00-17:00 - Sessão de autógrafos do Bá com o Gerard no estande da Devir. Mais informações no site da editora.

-17:30-18:15 - Painel "Quadrinhos Autorais sem fronteiras" -Auditório Ultra

Eu, o Bá, o Gustavo Duarte e o Rafael Albuquerque juntos numa palestra! Preparem-se, pois será só alegria. Se nós conseguirmos não ficar só contando piada, falaremos sobre nossas experiências contando nossas próprias histórias e encontrando no mercado exterior um espaço para o Quadrinho autoral "made in Brazil". Venha descobrir porque o hashtag #RTdaVidaReal ainda vai revolucionar o mundo dos Quadrinhos.

-18:30-19:15 - Painel "O Tempo dos Sonhos"- Auditório Ultra

Gerard Way e Gabriel Bá falam da jornada da construção de tornar seu sonho em realidade, seja nos Quadrinhos, seja na Música, ou onde quer que seus sonhos possam te levar. Um bate-papo descontraído e inspirador para fechar com chave de ouro a última convenção do ano.



Escrito por Fabio Moon às 11h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Ajudando o Grilo

A resposta à campanha de ajuda ao Quadrinista Cadu Simoes, autor do Homem-Grilo e da HQ Nova Hélade, um dos fundadores do Quarto Mundo e do Petisco, tem sido incrível. É muito bom ver a comunidade dos Quadrinhos se unindo para ajudar quem precisa. E o Cadu precisa ainda mais da nossa ajuda, e nós podemos ajudar mais. Ele tem um caso precoce de reumatismo, que necessita de cuidados específicos e diversos exames, mas problemas com seu plano de saúde estão colocando sua saúde em risco, e ele corre o riso de perder a perna esquerda. Ele precisa de ajuda pra continuar o tratamento, apesar dos problemas com o plano de saúde. O também Quadrinista Daniel Esteves resolveu dar o primeiro passo e criou essa campanha no site Vakinha para ajudar o Cadu, e ela continua até o dia 20 de Dezembro.

Para incentivar as pessoas a continuarem contribuindo, resolvi oferecer desenhos originais em A3, feitos especialmente para quem contribuir a partir de RS500,00 na campanha da Vakinha do Cadu. A escolha do personagem desenhado fica a cargo de quem ganhar o desenho, podendo inclusive escolher personagens que eu não desenho normalmente em convenções, como o seu super-herói favorito (ou super-heroína, ou mesmo vilão), seu bicho de estimação ou até o personagem da história que você está criando. Fiz esse desenho em anexo pra mostrar um exemplo do que eu estou oferecendo.

Entre no site da campanha para mais informações de como fazer a sua contribuição, clicando aqui!

Quem quiser saber como conrtibuir, como ajudar ou mais detalhes sobre o estado de saúde do Cadu, entre em contato com o Daniel Esteves pela sua página no facebook.

Eu e o Bá fazemos Quadrinhos há quase 20 anos. Vimos quando o Cadu começou a participar de palestras na platéia, quando começou a ir a lançamentos, e acompanhamos quando ele começou a publicar, online e impresso, quando ele se uniu a outros quadrinistas para tentar diminuir virtualmente essa distância geográfica que existem entre os diversos quadrinistas espalhados pelo país, fosse com o coletivo Quarto Mundo, ou hoje no Patisco. O Cadu acredita, participa e apoia o Quadrinho Nacional, e agora nós podemos fazer o mesmo por ele. Vamos acreditar, participar e apoiá-lo, e assim podemos todos continuar construindo um mundo melhor, cheio de Homens-Grilo que consomem 10 Pãezinhos pelo Brasil afora.



Escrito por Fabio Moon às 17h00
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Aquecimento matutino

Treinando a mão, o gestual e o olhar.

O traço dança sobre a superfície branca, e existem dois movimentos para tentar registrar: o do corpo e o do pulso.



Escrito por Fabio Moon às 11h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Quase Nada 338

 

Quase Nada 338 

 



Categoria: tiras
Escrito por Gabriel Bá às 11h24
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Quase Nada374

 

Quase Nada 374

Às vezes, nada faz sentido. Sentimos medo enquanto uma onda de ignorância nos atinge com a força de um mar ressacado. Olhamos para os lados com disconfiança, receosos pela natureza selvagem que vive dentro do cada um dos outros, e mesmo a que vive dentro de nós mesmos.

Essa é a tira que eu desenhei na terça-feira agora, dia 10, para sair hoje, dia 14. Normalmente, eu espero uns três meses para colocar online as tiras que saem no jornal, mas às vezes, quando nada faz sentido, essa tira, em que eu não digo quase nada, diz muito.

 



Categoria: tiras
Escrito por Fabio Moon às 08h20
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


FIQ 2015, lá vamos nós.

Lá vamos nós de novo a Belo Horizonte para mais uma edição do FIQ, o Festival Internacional de Quadrinhos, mais tradicional e mais animado festival de Quadrinhos que acontece no Brasil. A hospitalidade mineira nos recebe desde 2003 quando fomos pela primeira vez ao festival, com exemplares da nossa revista independente Feliz Aniversário, Meu Amigo na mochila. O festival cresceu muito de lá pra cá, e nós crescemos com ele. Vamos celebrar esse momento incrível do quadrinho nacional na semana em que a capital mineira se transforma na capital nacional dos Quadrinhos.

Estaremos no festival todos os dias, no nosso estande 10 Pãezinhos, desta vez com os amigos Murilo Martins e a americana Amy Chu. Teremos pôsteres, exemplares de Daytripper e de Dois Irmãos.

Na sexta, às 11h, o Fábio participa de uma demonstração de desenho no auditório Mateus Gandara. Às 20h, eu e ele autografamos na tenda dos autógrafos (estaremos autografando também em outros momentos no nosso estande). No sábado, às 11:30, eu participo da demonstração de arte-final no auditório Mateus Gandara.

Todos os dias do festival, esconderei um desenho para as pessoas procurarem. O desenho abaixo será o primeiro. A caça ao desenho está de volta.

Nos vemos lá.



Escrito por Gabriel Bá às 05h38
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Dois Irmãos em Lucca

Acabamos de voltar da Itália e já estamos com a cabeça em Belo Horizonte. São tantas viagens que a gente pode acabar esquecendo de escrever sobre elas. 

 

 

Due Fratelli - Lucca 2015

 

O Festival de Lucca é incrível. Lembra muito o de Angoulême, pois ele acontece em uma cidade medieval, em tendas montadas e espalhadas por toda cidade. A cidade de 90 mil habitantes, dos quais 30 mil moram dentro da muralha medieval, recebe quase 500 mil visitantes ao longo dos quatro dias do festival.

 

Fomos lá lançar o Due Fratelli, a edição italiana do Dois Irmãos, publicado pela BAO Publishing. A BAO é uma editora que vimos nascer e que está mudando o cenário de Quadrinhos na Itália, fazendo crescer o conceito que o público tem da linguagem, assim como atingindo leitores em livrarias, não só nos quiosques (dominados pela Bonelli). Conhecemos Michele e Caterina, seus fundadores, em San Diego em 2009, e nossa relação de amizade foi crescendo ao longo dos anos. Michele foi o responsável pela tradução do Daytripper pro italiano, e a BAO publicou trabalhos de vários autores que conhecemos e respeitamos, como Bone do Jeff Smith, Stranger in Paradise e Rachel Rising do Terry Moore, Portugal e Les Équinoxes do Cyril Pedrosa. Ficamos muito felizes de poder finalmente publicar um livro nosso com a BAO.

 

O festival é incrível. É um festival de Quadrinhos e Jogos, então tem toda uma parte só de jogos, com tendas próprias e público próprio, que a gente não passa nem perto. São dois eventos, dois públicos que não se misturam. As editoras ficam espalhadas em várias tendas ao redor da cidade (tem uma só pra Bonelli, uma só pra Panini, outras duas para as outras editoras). Vários lançamentos são programados pra acontecer em Lucca, e as vendas são gigantes. O Due Fratelli foi um dos lançamentos da BAO, e eles venderam aproximadamente 1000 livros em quatro dias. Nós assinamos uns 40 a 60 livros por dia, sempre fazendo nossos pequenos rabiscos pra agradecer os novos leitores.

 

 

Fábio at Lucca

 

Todas as noites, depois dos jantares, todos se reúnem na Piazza Del Anfiteatro para a confraternização e celebração de mais um dia intenso de vendas, desenhos e entrevistas. Demos algumas entrevistas pré-agendadas, uma inclusive foi pra TV. Usamos todo nosso repertório “Terra Nostra” que aprendemos ao longo dos anos, mas algumas respostas tiveram que ser em inglês mesmo. Depois de tantos festivais falando a língua local (Português em Angola, Francês na França e Argélia, Inglês nos Estados Unidos, Inglaterra e Índia, Espanhol na Argentina, Peru, Bolívia e no México), é um pouco frustrante quase entender o Italiano, mas não conseguir se comunicar bem na língua. Mas muitos ali estavam na mesma situação que a gente, pois a presença de estrangeiros é grande no festival, tanto de convidados quanto de público. 

 

 

drawing during lunch

 

Entre os convidados da BAO, pudemos aproveitar e colocar o papo em dia com Matt Fraction e Kelly Sue DeConnick, além de rir com o bom humor do Chip Zdarsky. Reencontramos antigos amigos, como o mexicano Tony Sandoval, o português Ricardo Venâncio, o americano Ivan Brandon e o inglês Mark Buckingham. Também revimos Claudio Curcio e Alino da Napoli Comicon, acompanhados dos mestres Manara e Liberatore (momento surreal da viagem). Conhecemos novos autores, como o espanhol Alberto Madrigal, o francês Winshluss e os israelenses Asaf e Tomer Hanuka, outro par de gêmeos super talentosos.

 

Twins at Lucca

 

Nossa viagem não podia ter sido melhor e voltamos exaustos, mas cheios de energia. Festivais internacionais sempre nos dão uma nova perspectiva sobre as possibilidades dos Quadrinhos, os diferentes mercados e nos ajudam a analisar o mercado Brasileiro e o que ainda pode acontecer. Semana que vem vamos ao FIQ, celebrar, festejar e conversar sobre tudo isso.

 

Lucca

 

 



Escrito por Gabriel Bá às 15h54
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


 
 

Quase Nada 337

 

Quase Nada 337

 



Categoria: tiras
Escrito por Gabriel Bá às 19h59
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]